23.1 C
Brusque
domingo, abril 14, 2024
InícioNotíciasGeralGrupo de Corrida do Bay realiza caminhada e corrida até o Santuário...

Grupo de Corrida do Bay realiza caminhada e corrida até o Santuário Santa Paulina

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A noite de Quinta-Feira Santa, 28 de março, reuniu 120 pessoas em um propósito comum: a peregrinação anual do Grupo de Corrida do Bay, ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. Em sua quarta edição, essa jornada já se consolidou como um evento esperado do Grupo, unindo alunos e conhecidos para percorrer cerca de 25 quilômetros entre a cidade de Brusque e o santuário, um desafio que mistura esforço físico e renovação espiritual.

Este ano, porém, trouxe uma surpresa gratificante: um aumento notável no número de participantes, evidenciando o crescimento e a relevância desse evento único, que exigiu três ônibus para o retorno.

A peregrinação teve início às 19h45, com concentração no Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay. Às 20h, o grupo de caminhantes deu os primeiros passos, seguido uma hora depois pelos corredores, todos determinados a enfrentar os desafios do percurso. Mais do que uma simples corrida ou caminhada, esta é uma jornada de autodescoberta e espiritualidade, como destaca o educador físico e um dos organizadores do evento, Felipe Guilherme Ristow.

“Essa peregrinação une dois propósitos: a renovação da fé diante de um percurso desafiador e a prática da atividade física. Em 2022 reunimos um grupo que fez o percurso caminhando e apenas cinco pessoas se desafiaram na corrida. Em 2023 o número de participantes aumentou, tanto na caminhada quanto na corrida e agora em 2024 tivemos um aumento ainda maior, com 120 pessoas. Então temos visto um crescimento significativo no número de participantes ao longo dos anos, o que demonstra o impacto positivo que essa experiência tem na vida das pessoas”, enfatiza.

O educador físico José Armando Vasquez Soto, o Bay, compartilhou suas impressões sobre a jornada e a satisfação em acompanhar a superação de cada participante. “Foi muito bonito ver as pessoas motivadas pelo feito de terem percorrido 25 quilômetros. Isso mostra que, além da questão física, essa peregrinação é também uma oportunidade de fortalecer os laços de solidariedade e superação entre os participantes, os laços de fé e espiritualidade”, avalia.

O percurso de 25 quilômetros partiu do bairro Centro II e passou por bairros como Azambuja, Paquetá, Cedrinho, seguindo para Nova Trento em um caminho que contou com cerca de 16 quilômetros pavimentados, oito quilômetros de estrada de chão com muitas subidas e um último quilômetro pavimentado, até a chegada ao Santuário de Santa Paulina. A logística do evento contou com dois carros de apoio, que ficaram em pontos estratégicos acompanhando e dando suporte aos peregrinos. Evinéia Bianchezzi Koschnik participou pelo terceiro ano da peregrinação e enfatiza a importância da fé e do apoio mútuo durante a jornada. “No primeiro ano foi uma descoberta incrível, a gente se aventurou por trilhas desconhecidas, com uma lua maravilhosa nos guiando. O percurso foi desafiador, mas com fé, tudo se torna possível. No segundo ano, a experiência foi completamente diferente, enfrentamos chuva, lama, frio… foi bem mais desafiador do que o primeiro ano, mas conseguimos completar o trajeto. Rezamos, cantamos, choramos juntas durante o caminho. Esse ano, o caminho estava mais fácil, mais tranquilo, porque já tínhamos mais experiência. O próprio percurso é mágico, desafiador e surpreendente. Ele nos enche de

Publicidade
WhatsApp chat