17.6 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralACIBr e Polícia Civil lançam campanha de conscientização contra golpes digitais

ACIBr e Polícia Civil lançam campanha de conscientização contra golpes digitais

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Ideia é alertar a população sobre os tipos mais comuns de golpes e como se proteger destes crimes que se tornaram frequente na região

Em parceria com a Polícia Civil, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) lança nesta quinta-feira, 4 de abril, a Campanha de Conscientização Contra Golpes Digitais.

Por meio de vídeos que serão publicados nas redes sociais da entidade, a ideia é alertar a população sobre os tipos mais comuns de golpes e como se proteger destes crimes que se tornaram bastante frequentes na região.

Diretor da ACIBr, o empresário Halisson Habitzreuter, explica que a campanha surgiu da preocupação da Polícia Civil sobre o grande número de vítimas de estelionato digital em Brusque, Guabiruba e Botuverá nos últimos anos. “A quantidade deste tipo de crime surpreendeu bastante a associação empresarial e achamos muito preocupante esta situação. O meio que encontramos para minimizar esse problema e reduzir o número de pessoas vítimas desses golpes foi através desta campanha, idealizada pelo delegado Sobreira. A ACIBr prontamente acatou a sugestão e abraçou a campanha”, comenta.

O delegado Odair Rogério Sobreira Xavier destaca que a Polícia Civil está preocupada com o alto índice de vítimas de estelionato digital na região, e percebe que a população ainda não tem o costume de se proteger contra este tipo de crime. “Observamos que as pessoas se preocupam em trancar as portas de casa ou da empresa à noite ou ao saírem, mas esquecem que hoje o celular ou o computador pode ser a única chave para abrir o cofre da sua conta bancária. E é aí que o criminoso se aproveita”, pontua.

De acordo com o delegado, a prevenção é a principal forma para evitar que este tipo de crime aconteça. “Como a vítima está aqui na nossa região, mas o criminoso muitas vezes está distante, existe uma demora natural para a vítima perceber o golpe, conseguir comunicar a Polícia Civil, para que possamos tomar providências a tempo contra o criminoso”, diz. “O prejuízo é inevitável nesses casos. Então, a melhor forma para reduzir esses índices é através da prevenção, com orientação e conscientização da população, que pode evitar esse crime apenas tomando alguns cuidados básicos”, completa o delegado.

Golpes mais comuns

O delegado afirma que entre os golpes mais comuns na região estão os falsos anúncios de carros e motos; parentes e amigos pedindo dinheiro; falso investimento; falso boleto e também falsa compra de produtos anunciados pela vítima.

“As pessoas muitas vezes acreditam em vantagem fácil. Acreditam que é a oportunidade da vida para comprar um carro mais barato, acham que podem ganhar muito dinheiro com investimentos lucrativos. É exatamente dessa expectativa da vítima que o criminoso se aproveita para conseguir arrancar o seu dinheiro”, ressalta o delegado.

Na campanha, cada vídeo deve abordar um tipo específico de golpe, dando orientações para a população de como se proteger.

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destaca a importância da entidade ser parceira da Polícia Civil na campanha. “O papel da ACIBr é criar um ambiente de negócios onde todas as empresas possam se desenvolver e toda a população possa ser beneficiada. Esses delitos levam valores consideráveis da nossa região, além da sensação de insegurança. Sempre vamos apoiar e incentivar para que ações como essa campanha sejam realizadas na nossa região”, frisa.

Os vídeos da campanha estarão disponíveis em todas as redes sociais da ACIBr e podem ser compartilhados para que as informações cheguem ao maior número de pessoas.

“Esperamos que os vídeos sejam amplamente divulgados por todos. Encaminhem para familiares, amigos, para que todos estejam conscientes desses golpes e saibam como se proteger”, finaliza Halisson.

Publicidade
WhatsApp chat