16.6 C
Brusque
segunda-feira, julho 15, 2024
InícioNotíciasSaúdeDia D para a campanha de vacinação contra influenza ocorre no sábado,...

Dia D para a campanha de vacinação contra influenza ocorre no sábado, 04 de maio

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Para ampliar a margem de vacinação, a partir desta segunda-feira (15), sala de vacinação da Policlínica vai atender das 8h às 22h

A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria de Saúde, está preparando o dia D de vacinação contra a influenza. A ação vai ocorrer no primeiro sábado de maio, no dia 04, das 8h às 17h. Em Brusque, a data foi escolhida devido a alta demanda de casos suspeitos de dengue e a previsão de tempo climático desfavorável neste final de semana.

Para o dia D, no sábado (04), todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação e a sala da Policlínica vão estar abertas para atendimento ao público. Para ampliar a margem de vacinação, a secretaria de Saúde de Brusque, a partir desta segunda-feira (15) até sexta-feira (19) , vai ampliar o horário de funcionamento da sala de vacinação da Policlínica, ela vai atender das 8h às 22h

Dados em Santa Catarina

Em Santa Catarina,até esta quinta, 11, apenas 15,46% do público-alvo havia procurado uma unidade de saúde para tomar a vacina contra a doença. Entre os grupos prioritários que apresentam as menores coberturas vacinais estão o de puérperas (8,3%), mães até 45 dias após o parto, e o de crianças de 6 meses a 5 anos (8,6%). A expectativa da SES é que com a realização do dia D haja um aumento na cobertura vacinal que ainda está muito baixa. A meta recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) é de 90%.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a importância de se vacinar o quanto antes.

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores Portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Publicidade
WhatsApp chat