20.4 C
Brusque
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioNotíciasGeralNúcleo de Instituições Educacionais da ACIBr realiza 2º Encontro de Coordenadores Pedagógico

Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr realiza 2º Encontro de Coordenadores Pedagógico

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento teve como tema a gestão das emoções

Na tarde de quarta-feira, 17 de abril, o Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), promoveu o 2º Encontro de Coordenadores Pedagógicos. Realizado na sala de metodologias ativas do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), o momento contou com uma palestra sobre gestão de emoções, ministrada pela professora e psicóloga, Luzia de Miranda Meurer.

A coordenadora do Núcleo, Louise Dorow Caetano, destaca que o papel do Núcleo é promover conhecimento e integração para os participantes. Ela também frisa que a temática abordada no encontro é de grande importância no dia-a-dia das instituições, pois os profissionais lidam diversos públicos e situações diariamente. “A saúde emocional dos colaboradores tem um papel muito importante dentro das instituições, porque estamos lidando diariamente com as mais diversas situações e públicos, como os alunos, familiares ou professores. Então, se nossos coordenadores não estiverem preparados e bem emocionalmente não vão conseguir lidar com as demandas que chegam até eles. Acredito que a capacitação de hoje agregou muito e com certeza os profissionais levarão muitas ideias aqui apresentadas para o seu dia-a-dia”, comentou Louise.

Compartilhamento de experiências

O diretor do Colégio Unifebe, Leonardo Ristow, também falou sobre a satisfação da instituição em receber o Núcleo e a importância do tema debatido no encontro. “Este é o segundo ano que recebemos o encontro de coordenadores pedagógicos do Núcleo, e é sempre um prazer fazer parte do grupo e abrir as portas da nossa instituição para os colegas. Hoje promovemos um debate muito importante sobre nossas emoções, também compartilhando experiências e situações que vivemos no nosso dia-a-dia. Então, o autoconhecimento e a gestão das emoções é de suma importância para que toda a engrenagem, que mantém o colégio vivo, funcione com maestria”, pontuou.

Também presente no evento, a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, ressaltou a alegria em receber o Núcleo e do momento de troca de experiências. “Independentemente da instituição o propósito de todas é um só: a promoção da educação das nossas crianças, jovens e também adultos. Então, esse encontro é uma grande oportunidade de compartilhamento de experiências e também de olhar para si enquanto profissional”, afirmou.

Gestão das emoções

A professora Luzia Meurer, explica que o objetivo do bate-papo foi promover um momento em que os coordenadores refletissem como está seu emocional e o quanto ele reflete no âmbito profissional.

“Conversamos e refletimos que para o nosso bom desempenho profissional precisamos olhar para a nossa saúde emocional. Assim como nos preocupamos com as competências técnicas e habilidades, temos que lidar bem com as emoções para enfrentar as dificuldades e adversidades do dia-a-dia com mais facilidade. Então, fazer a gestão das emoções é importantíssimo para o bem-estar pessoal e profissional”, explicou Luzia.

Segundo ela, o profissional que realiza a gestão emocional reflete positivamente em toda a comunidade ao seu redor. “Se nós conseguimos lidar com nossas emoções, criando estratégias para tê-las ao nosso favor, os ambientes que frequentamos e vivemos se tornam mais harmônicos e leves. Além de que conseguimos ter um relacionamento melhor com quem convivemos, sejam eles os professores, alunos ou seus familiares”, finalizou a professora.

Publicidade
WhatsApp chat