19.8 C
Brusque
quarta-feira, junho 19, 2024
InícioNotíciasGeralReprodução de traje de Anita Garibaldi é apresentada em escola de moda...

Reprodução de traje de Anita Garibaldi é apresentada em escola de moda italiana

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Protocolo de Intenções Internacional, assinado nesta segunda-feira (20), possibilita intercâmbio com a Escola Técnica de Moda de Cesena, na Emília Romagna, Itália

A Accademia Scuola Moda Cesena ou Escola Técnica de Moda de Cesena, Emília Romagna, Itália, recebeu a apresentação da pesquisa internacional conduzida pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) “A reprodutibilidade do traje de Anita Garibaldi e a sua contribuição para o processo de aprendizagem”, no último sábado (18). A visita faz parte de um cronograma que também contou com a assinatura de um Protocolo de Intenções Internacional entre as instituições na segunda-feira (20), que amplia iniciativas como as possibilidades de intercâmbio entre os dois países.

Assim como na República de San Marino, o detalhamento no trabalho do último sábado (18) foi feito pela professora Rosemari Glatz, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva. Durante a visita técnica as pesquisadoras realizaram a doação de um dos trajes reproduzidos pelo trabalho para a escola.

Ambas participaram do descerramento da placa da Rosa de Anita, variedade da planta dedicada à chamada Heroína de Dois Mundos, parte da reinauguração da Escola, no dia 18. “Foi um evento especial, marcando a ‘nova fase da escola de moda’, que um ano atrás foi alvo de uma enchente que atingiu Cesena, em maio de 2023”, relata a reitora.

O roteiro ainda contou com um desfile de trajes desenvolvidos pelos estudantes italianos, com inspirações na Rosa de Anita. No dia 20, as representantes da UNIFEBE também puderam conhecer os laboratórios e as instalações, e participaram de reuniões com a representante da escola, professora Catia Lorenzini.

Protocolo de Intenções Internacional

A assinatura de um Protocolo de Intenções Internacional entre a UNIFEBE e a Escola Técnica de Moda de Cesena deve possibilitar ações de intercâmbio acadêmico entre as instituições. A intenção é que as iniciativas iniciem a partir de 2025, com projetos específicos e com prazos definidos.

A tendência é de que a parceria envolva cursos de Graduação e Pós-Graduação da instituição. “É um passo importante para o estreitamento das pesquisas e do conhecimento gerado por brasileiros e italianos, que têm tanto em comum em sua história”, celebra a pró-reitora.

O protocolo para o estabelecimento de parcerias entre as instituições já era indicado como um dos objetivos da viagem técnica das representantes da UNIFEBE para a Itália.

A Instituição apoia o projeto Anita Fidélis, e tem a reitora, professora Rosemari Glatz como integrante desde 2023. A iniciativa envolve desde políticos, gestores culturais, membros da Associação CulturAnita, de Laguna e o Centro Studi Olim Flaminia, de Cesena, representado por Andrea Antonioli.

Publicidade
WhatsApp chat