20.4 C
Brusque
segunda-feira, junho 17, 2024
InícioNotíciasGeralSolenidade marca início oficial da Ampliação da Saúde em Brusque

Solenidade marca início oficial da Ampliação da Saúde em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Evento contou com a presença de servidores contratados, familiares, gestores de saúde e autoridades municipais

Na noite desta terça-feira (6), o Pavilhão Cultural do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof foi palco da cerimônia que marcou o início da ampliação da Atenção Primária de Saúde em Brusque. Apesar de já estarem à disposição do público há algumas semanas, na ocasião, foram implantadas oficialmente as novas equipes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O evento contou com a participação de lideranças políticas do município, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, bem como do Ministério da Saúde. Os profissionais recém-contratados também se fizeram presente, vestindo simbolicamente seus jalecos.

A Política Nacional de Atenção Básica rege que cada equipe de saúde da família deve atender no máximo quatro mil pessoas em sua região. Em Brusque, existiam apenas 34 equipes, o que resultava em uma série de problemas, como formação de filas de madrugada nas UBSs, servidores sobrecarregados, falta de médicos constantes, dentre outros.

Esta é a maior ampliação do município nos últimos 20 anos, quiçá a maior já ocorrida no Sul do Brasil. Além do maior número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi aumentado, ainda, o quantitativo de equipes de saúde bucal, além do horário de atendimento das UBSs, que agora funcionam das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Em fevereiro, foram 16 equipes de saúde da família implantadas, e em março, mais 13 equipes. Antes da ampliação, o quantitativo era de 37 enfermeiros, 134 técnicos e 34 médicos. Agora, são 66 enfermeiros, 202 técnicos e 34 médicos.

A ampliação vem apresentando diversos resultados. Entre os principais, destaca-se um aumento de 57% no número de consultas médicas e 55% de aumentos no número de consultas de enfermagem. Quanto ao número de procedimentos, houve um acréscimo de 56%.

“Agora a gente consegue realmente fazer a atenção primária de verdade, já que essas equipes são menos sobrecarregadas, então antes, cada equipe era responsável por até 7 mil pessoas

Hoje elas são responsáveis por aquilo que o Ministério recomenda, que é em torno de 2.500 pessoas, então de fato agora a gente consegue planejar ações de promoção e prevenção de saúde. A ampliação teve um resultado quantitativo, mas, para além disso, agora vem todo um trabalho de qualificação de toda a rede”, explica a secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa.

A solenidade de implantação das equipes foi realizada no Pavilhão da Fenarreco, durante a noite de terça-feira (5). Na ocasião, estiveram presentes o prefeito André Vechi, o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Dalmolin, e a equipe técnica da Secretaria de Saúde, representados pela secretária, Dra. Thayse Rosa.

Além disso, a representante do Ministério da Saúde, Daniele Oliveira Figueiredo, também marcou presença na solenidade. Na ocasião, foram apresentados os dados da ampliação, além momento simbólico onde as novas equipes passaram pela tradição de vestir o jaleco profissional.

“Ontem foi uma noite então onde oficializamos a implantação das novas equipes na atenção primária no município de Brusque em conjunto tanto com as novas equipes contratadas de equipe de saúde da família quanto de saúde bucal”, comenta Thayse. “Então a gente já tem alguns indicadores por conta de praticamente dobramos esses números de equipes tanto o número de consultas, procedimentos, mas para além disso de muita promoção e prevenção de saúde que agora as equipes estão conseguindo fazer com os grupos”, finaliza.

Publicidade
WhatsApp chat