12.5 C
Brusque
terça-feira, julho 23, 2024
InícioNotíciasGeralCurso de Costura Industrial do Sindivest forma mais 15 alunos

Curso de Costura Industrial do Sindivest forma mais 15 alunos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Cerimônia de Formatura da quinta turma foi realizada na noite desta quarta-feira (10), no auditório do Senai, que é parceiro do projeto junto com a Fiesc

O mercado têxtil de Brusque e região ganhou mais 15 costureiras e costureiros, na noite desta quarta-feira, 10 de julho, quando foi realizada a cerimônia de formatura do curso de Costura Industrial. O projeto, de cunho social e profissionalizante, é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento – Sindivest, em parceria com a Câmara Têxtil da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, onde são realizadas as aulas presencialmente.

Para a oradora da turma, Janete Furquim de Camargo, o curso não ensina apenas habilidades práticas, mas também incentiva o potencial criativo e a capacidade de superação dos alunos. “Durante o período das aulas enfrentamos desafios e crescemos juntos, construindo não apenas peças de roupa, mas também laços de amizade e solidariedade. Cada um de nós teve uma história de dedicação e determinação para contar, desde os primeiros pontos até os projetos mais complexos, que concluímos com sucesso”, ressalta.

Janete destaca o comprometimento dos organizadores com a educação. “Gostaria de expressar nossa profunda gratidão ao Sindivest, a Fiesc e ao Senai por seu apoio contínuo e por proporcionar um ambiente propício ao aprendizado e a prática da costura. Seu compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional é verdadeiramente inspirador e fundamental para o nosso sucesso”, completa.

O Curso

O curso de Costura Industrial é 100% prático e é composto por 60 horas/aula, realizadas no período noturno. A grade curricular é desenvolvida por diretores de empresas do segmento. Para a prática, os alunos recebem a doação de matérias-primas e peças talhadas para o desenvolvimento de seus protótipos.

Foram madrinhas da quinta turma do projeto, as seguintes empresas: Rosa Maria, RC Conti, Sancris e Toninho Máquinas.  “Este não é só um curso de costura, ele faz parte de uma trilha de conhecimento, com objetivo de desenvolver nos alunos atitudes que contribuam com a qualidade de vida das pessoas. Que promovam a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania. Além de desenvolver a cultura empreendedora, o senso de sustentabilidade e as noções de responsabilidade social”, explica a presidente do Sindivest, Onésia Adriana Liotto.

De acordo com ela, os alunos não têm nenhum custo para participar do curso de Costura Industrial, pois todo o investimento, que fica em torno de R$ 2,1 mil por estudante, é subsidiado pela Fiesc, pelo Senai, Sindivest e empresas madrinhas, que fornecem o material para a prática. “O investimento deles é o tempo e a dedicação para aprender e se tornar bons costureiros e costureiras, profissionais que o mercado está sempre em busca”, completa Onésia.

Publicidade
WhatsApp chat