O surfista Lucas Chumbo bateu o recorde de maior onda já surfada no Brasil: uma onda de 14,82 metros foi registrada no dia 30 de julho na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC) — conhecida como a “Nazaré Brasileira” por suas ondas gigantes e desafiadoras.
Como o tamanho da onda é calculado?
O recorde foi oficialmente confirmado por um estudo técnico conduzido pelo oceanógrafo Douglas Nemes, que analisou as imagens e dados fornecidos pela Big Waves Brasil (BWB). Segundo ele, o ciclone extratropical que atingiu a costa catarinense no final de julho pode ter contribuído para aumentar ainda mais a altura das ondas.

Lage de Jagua obtinha o recorde anterior
O recorde anterior é do surfista, idealizador da Big Waves Brasil e coordenador da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf), Thiago Jacaré. Em 2022, o atleta encarou uma ondulação na Laje da Jagua de 13,72 metros. Já houve outros registros históricos, como 13,42 metros e 13,26 metros.
Como surgiu o título de “Nazaré Brasileira”?
A Laje da Jagua foi descoberta por surfistas em 2003: fica a uma distância de cinco quilômetros da orla da praia. Por isso, da beira-mar só é possível ver as ondas quebrando quando o mar está agitado. Trata-se de uma formação rochosa submarina com cerca de dois quilômetros de extensão, que provoca ondulações únicas e extremamente potentes, atraindo atletas do Brasil e do mundo.
No dia do recorde, além da distância, os surfistas precisaram encarar também o mar agitado por causa do ciclone extratropical. Algo que, segundo Thiago Jacaré, idealizador da Big Waves Brasil (BWB) e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), nunca foi visto antes.

Quem é Lucas Chumbo?
Lucas Chumbo é considerado um dos maiores nomes da elite mundial do Surf de Ondas Gigantes.
Nascido em Saquarrema, no Rio de Janeiro, começou a surfar com 3 anos. Aos 8, já competia no circuito carioca. Com 14 anos, passou para as competições nacionais.
Foi campeão do mundial Nazaré Challenge de ondas gigantes em 2018 e, no mesmo ano, venceu o mundial das ondas gigantes na Puerto Escondido Cup, no México.
Ganhou popularidade ao participar do BBB 20, mas foi eliminado já na primeira semana.
