Equipamentos estão sendo distribuídos gradualmente nas unidades de saúde e substituem o modelo descartável
Nesta semana, os próximos a receber o novo modelo de canelas de insulina reutilizáveis são os moradores dos bairros Águas Claras, Guarani, Cedrinho e Steffen, que devem retirar os equipamentos na Farmácia Básica Municipal, localizada na Rua Prefeito Germano Schaeffer, 66, no Centro I, ou na UBS de seu bairro.
Cada paciente terá direito a uma caneta para cada tipo de insulina prescrita. Para o recebimento, será necessário assinar um termo de responsabilidade, considerando que o equipamento é de uso prolongado.
Em julho, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a transição para um novo modelo de aplicação de insulina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até então, os pacientes utilizavam canetas descartáveis para a aplicação da insulina humana NPH e da insulina regular. Agora, passam a contar com uma única caneta reutilizável, com validade de três anos, sendo necessário retirar apenas os refis. A medida é voltada a pacientes com idades entre 0 e 19 anos, além dos maiores de 45 anos.
Os dispositivos para o controle do diabetes são distribuídos pelo Ministério da Saúde, que os repassa aos estados e municípios para oferta no SUS. Durante o processo de transição, as unidades de saúde continuarão recebendo e entregando tanto as canetas descartáveis quanto as reutilizáveis. Porém, a partir de setembro, o Ministério da Saúde passará a enviar apenas os refis para o novo modelo.
O objetivo é que os pacientes compreendam o funcionamento do dispositivo e saibam utilizá-lo corretamente, mantendo atenção aos cuidados necessários de armazenamento e aplicação. O uso inadequado pode reduzir a eficácia do tratamento e causar complicações, como episódios de hiperglicemia e até hospitalizações em casos mais graves.
