O Ministério da Cultura (MinC) aprovou o projeto “Plano Bianual 2026/2027 do Museu Casa de Brusque” (Pronac 256243), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura. O projeto está autorizado a captar até R$ 2.072.483,46 via renúncia fiscal de empresas tributadas no lucro real, que podem realizar seus aportes a partir de setembro de 2025.
A aprovação marca um passo importante na consolidação da reestruturação do Museu Casa de Brusque, uma das instituições culturais mais relevantes do Vale do Itajaí-Mirim, referência em história e preservação da memória da região.
Investimento com retorno cultural
De acordo com Marcus Schlösser, presidente da Sociedade Amigos de Brusque (SAB), entidade mantenedora do Museu, empresas que investem em cultura contribuem com a formação cidadã, fortalecem sua marca institucional e ainda podem ser reconhecidas como agentes transformadores da sociedade, promovendo acesso ao conhecimento e à memória coletiva. “O projeto aprovado visa custear uma série de ações museológicas, técnicas e culturais durante dois anos” diz ele.
Entre as ações citadas por Marcus estão o tratamento técnico do acervo, exposições temporárias e eventos culturais, além de ações educativas.
A proposta também prevê a contratação de consultoria especializada em museologia para a atualização do Plano Museológico, garantindo que todas as ações estejam alinhadas às normas técnicas e às melhores práticas da área. Com o Plano Bianual 2026/2027, o Museu Casa de Brusque busca não apenas manter suas atividades, mas aproximar ainda mais a população da sua própria história, promovendo acesso gratuito e um espaço cultural ativo.
A importância do apoio empresarial
Empresas tributadas no lucro real podem destinar até 4% e do seu imposto de renda devido ao projeto, sem custos adicionais, fortalecendo a cultura local e promovendo a responsabilidade social corporativa. “O apoio das empresas é fundamental para que o museu avance em seu processo de modernização e ampliação do acesso ao acervo, além de estimular a valorização da história local entre moradores e visitantes”, destaca Marcus Schlösser.
Como investir
Empresas interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com a equipe do Museu Casa de Brusque para receber orientações sobre o procedimento de destinação via renúncia fiscal, conforme os critérios da Receita Federal e da Lei de Incentivo à Cultura. O contato para mais informações é pelo telefone (47) 3351-2132, WhatsApp: 47-99108-3447, ou ainda pelo email museucasadebrusque@gmail.com, e site oficial www.casadebrusque.org.br