O Grupo Camará realiza diversos trabalhos para disseminação da capoeira em Brusque, através da Associação Brasileira Camará Capoeira. Além da histórica atuação em projetos sociais com iniciativas de voluntariado desde 1990, com um amplo campo de atuação, neste ano de 2025, o Camará foi contemplado pelo edital Aldir Blanc para fomentar um projeto voltado à prática da capoeira, conteúdos didáticos e instrumentalização.
O polo do projeto será realizado na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, que há 15 anos já está em atividade. Com o edital de fomento à cultura, o Camará Capoeira tem como objetivo institucionalizar ações dentro do projeto, como a confecção de instrumentos, em destaque o berimbau, uniformes e material didático, que é inédito e um marco dentro das décadas de atuação do Camará Brusque.

Os mestres, Marcelo Backes Navarro Stotz, conhecido K.B.Lera e Sidnei Belz, Magau, falaram ao Programa da Hora na manhã desta quinta-feira, 03.
O ano de 2025 é também marcado por datas especiais da capoeira em Brusque. A começar pelo mestre K.B.Lera que completa 45 anos de prática (35 em Brusque de forma ininterrupta); 25 anos do projeto Capoeira na APAE. Outro destaque é para o crescimento do evento Pensar Capoeira, um seminário que acontece todos os anos no mês de outubro, que reúne grandes mestres e pensadores da capoeira, voltado para conhecimentos que circundam o mundo das artes marciais, como esporte, educação e contesto histórico de movimentos culturais.
Programa da Hora – Primeiro Bloco
Programa da Hora – Segundo Bloco
