Vice-presidente da FACISC e da ACIBr, Rita Conti, falou em entrevista ao Jornal da Diplomata na manhã desta terça-feira, 23. Em destaque as pautas em andamento da FACISC, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, e também da ACIBR, Associação Comercial Industrial de Brusque.
Na última quinta-feira, 18 de setembro, em Florianópolis, foi realizada a reunião de diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis. A vice-presidente da entidade e também da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Rita Cassia Conti, esteve presente no evento, que contou com uma palestra do governador Jorginho Mello, além de reunir autoridades como os secretários estaduais: de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck; e da Fazenda, Cleverson Siewert.
“Foi um dia dedicado ao planejamento estratégico e à definição de uma grande campanha que estamos adotando em Santa Catarina, para fortalecer cada vez mais o associativismo voluntário, além de fomentar o trabalho desenvolvido pelas Associações Empresariais (ACIs)”, destaca a vice-presidente Rita.
Hoje, a Facisc representa 149 ACIs, onde conta com 46.590 empresas associadas. Presente em todas as regiões catarinenses, esta rede é formada por mais de 3 mil voluntários e ultrapassa 800 profissionais. “É uma das forças voluntárias mais robustas do Brasil porque toda a sua direção, incluindo presidente e vice, são empresários que se doam pelo associativismo e pelo desenvolvimento local e regional”, completa Rita.
Durante o encontro, o governador Jorginho Mello falou sobre os investimentos em diversas áreas, como infraestrutura, educação e saúde. Nesta mesma linha seguiu a explanação dos secretários estaduais, com ênfase em setores que impactam diretamente na economia de Santa Catarina.
“Posso ressaltar que a ACIBr é sempre um grande exemplo de representatividade e de organização nas reuniões da Facisc. Fico muito grata e satisfeita por levar o nome de Brusque, Guabiruba e Botuverá nestas articulações tão importantes em âmbito governamental, sempre prezando pelo associativismo, pelo voluntariado e pelo crescimento comum”, enaltece Rita, que também cita a participação do empresário Halisson Habitzreuter como membro da diretoria da Federação.
Ainda na reunião foram apresentadas as novidades do Programa Voz Única 2026, que elenca as principais bandeiras defendidas pela classe empresarial no Estado e municípios. De acordo com a assessoria de imprensa da Facisc, nesta edição o programa traz mudanças estratégicas: serão oito eixos prioritários, ampliação de cinco para seis pleitos regionais (totalizando 72), seis pleitos estaduais de defesa coletiva e a criação de uma plataforma digital de monitoramento das demandas.
Saiba mais
A Facisc é o maior sistema empresarial voluntário do estado. Com 54 anos de história e raízes que remontam a 1901, a entidade é hoje a maior rede empresarial organizada de Santa Catarina e um dos maiores sistemas associativistas do Brasil.
“Se tem CNPJ, a Facisc representa. A nossa missão é estar ao lado de todas as empresas, de todos os portes e setores. Defendemos suas pautas e fortalecemos o associativismo em cada canto de Santa Catarina”, destaca o presidente da Facisc, Elson Otto.
Presente em todas as regiões, a rede tem capilaridade única: cobre 91% dos municípios catarinenses (268 cidades atendidas por ACIs) e com associados em 97% do território estadual (292 municípios).
A Facisc atua em setores como indústria, comércio, serviços, turismo e agronegócio, com o compromisso de unir forças regionais em torno de objetivos comuns e criar um ambiente de negócios mais justo e competitivo.
Entre os principais projetos está o Voz Única, que unifica prioridades regionais em uma agenda estadual e acompanha a atuação do poder público diante das demandas do setor produtivo. Outro destaque é o Empreender, que fortalece micro e pequenas empresas por meio de núcleos setoriais e gera oportunidades de troca e inovação. Na área da educação, a entidade mantém o Programa Geração Empreendedora, que incentiva jovens a conhecerem o universo dos negócios e a importância do associativismo para o desenvolvimento econômico.
Na esfera institucional, a Facisc atua em defesa de bandeiras como tributação justa, infraestrutura rodoviária, portuária, aeroportuária e ferroviária, saúde, segurança pública, habitação, sustentabilidade, negócios internacionais, educação, inovação e tecnologia. Nos últimos meses, a entidade se posicionou contra o impacto do chamado “tarifaço” em Santa Catarina e reforçou a necessidade de uma reforma tributária que garanta competitividade e equilíbrio ao setor produtivo.
Mais do que uma federação, a Facisc é símbolo de conexão entre empresários e associações que acreditam no poder do associativismo para impulsionar o crescimento econômico e social do estado. “Quando a sociedade cresce com propósito, cresce com a marca do associativismo. Cresce com a presença das associações empresariais e da Facisc”, destaca Otto.