21.4 C
Brusque
sexta-feira, outubro 31, 2025
InícioNotíciasSegurança PúblicaBrusque é alvo de operação contra facção criminosa que atuava no Pará

Brusque é alvo de operação contra facção criminosa que atuava no Pará

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação Coalizão pela Paz, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes da segurança pública.

A ação foi realizada de forma simultânea em oito municípios: Abaetetuba, Tomé-Açu, Santa Izabel do Pará, Paragominas, Tailândia, Salinópolis, além de Brusque e Florianópolis, em Santa Catarina.

De acordo com as investigações, nove pessoas foram presas durante a operação. Os suspeitos ocupavam funções de “idealizadores de missões”, sendo responsáveis pelo planejamento e execução de ações violentas, incluindo incêndios, roubos, homicídios e ataques a policiais e outros servidores da segurança pública.

Em Brusque, a prisão de um dos investigados ocorreu ainda na tarde de quinta-feira (30), no bairro Cedro Alto, durante uma ação coordenada entre as Polícias Civis do Pará e de Santa Catarina. Segundo a FICCO/PA, o homem atuava levantando endereços e informações sobre agentes de segurança, com o intuito de planejar possíveis atentados.

A operação foi autorizada pelo desembargador Jorge Luiz Lisboa Sanches, após representação da FICCO/PA junto à Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém, com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Pará, que recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado para a expedição dos mandados.

Segundo as autoridades, o resultado positivo da ação foi possível graças ao apoio integrado de diversas instituições, entre elas: a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (SEAP/PA), Delegacias de Polícia Civil de diferentes regiões do Pará, a Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e a Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil de Santa Catarina (CORE/SC).

A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária, criada para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado por meio de ações conjuntas e estratégicas em todo o território paraense.

Publicidade
WhatsApp chat