15.9 C
Brusque
segunda-feira, junho 29, 2026
InícioNotíciasEsportesHexa em jogo: Brasil inicia fase decisiva da Copa contra o Japão

Hexa em jogo: Brasil inicia fase decisiva da Copa contra o Japão

Data:

Publicidade

Barni Garden Center

Seleção de Carlo Ancelotti chega embalada após liderar o Grupo C, enquanto japoneses defendem invencibilidade conquistada na primeira fase

A Seleção Brasileira entra em campo na tarde desta segunda-feira (29) para um dos confrontos mais importantes até aqui na Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrenta o Japão, às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, em partida válida pelos 16 avos de final da competição. O vencedor avança às oitavas de final e segue na disputa pelo hexacampeonato mundial.

Depois de uma estreia equilibrada, quando empatou em 1 a 1 com o Marrocos, a equipe brasileira mostrou evolução durante a fase de grupos. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a Seleção venceu o Haiti por 3 a 0 e repetiu o placar diante da Escócia, encerrando a primeira fase na liderança do Grupo C com sete pontos e saldo de seis gols.

A campanha confirmou uma tradição da Amarelinha: foi a 12ª Copa do Mundo consecutiva, desde a edição de 1982, em que o Brasil termina a fase de grupos na primeira colocação de sua chave.

Ataque vive grande fase

Grande parte do sucesso brasileiro passa pelo desempenho do setor ofensivo. Vini Jr. é o principal artilheiro da equipe no Mundial, com quatro gols marcados. Logo atrás aparece Matheus Cunha, com três gols, enquanto Bruno Guimarães vem se destacando como o principal garçom da equipe, somando três assistências na competição.

Às vésperas do confronto, Carlo Ancelotti destacou a preparação da equipe para um duelo que promete ser equilibrado.

“A equipe está concentrada, motivada e preparada para tudo que pode acontecer no jogo de amanhã. Podem ser muitas coisas, como prorrogação e pênaltis. Estamos trabalhando todos os aspectos”, afirmou o treinador.

Japão chega invicto ao mata-mata

O adversário brasileiro também chega embalado. O Japão encerrou a fase de grupos sem derrotas e garantiu a segunda colocação do Grupo F.

Os japoneses estrearam empatando em 2 a 2 com a Holanda, aplicaram uma goleada por 4 a 0 sobre a Tunísia e fecharam a campanha empatando por 1 a 1 com a Suécia.

A equipe disputa sua oitava Copa do Mundo consecutiva. Desde a estreia em Mundiais, na França, em 1998, os Samurais Azuis nunca ficaram fora da principal competição do futebol mundial.

Até aqui, o retrospecto japonês em Copas soma 28 partidas, com oito vitórias, oito empates e 12 derrotas, além de 32 gols marcados e 36 sofridos.

Histórico favorece amplamente o Brasil

O retrospecto entre as seleções aponta amplo favoritismo brasileiro. Em 14 confrontos disputados ao longo da história, o Brasil venceu 11 vezes, houve dois empates e apenas uma vitória japonesa.

Ao todo, a Seleção Brasileira marcou 37 gols contra apenas oito dos japoneses.

Neymar é o maior artilheiro da história do confronto, com nove gols. Ronaldo, Paulinho, Zinho e Flávio Conceição aparecem logo atrás, com dois gols cada.

Apesar da vantagem histórica, o último encontro terminou com vitória japonesa. Em outubro de 2025, em Tóquio, o Japão venceu o Brasil por 3 a 2, de virada. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram os gols brasileiros naquela oportunidade.

Encontro em Copa terminou com goleada brasileira

Brasil e Japão já se enfrentaram uma vez em Copas do Mundo. O duelo ocorreu na fase de grupos da edição de 2006, na Alemanha.

Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1, em Dortmund, com dois gols de Ronaldo, além de tentos de Juninho Pernambucano e Gilberto.

As equipes também duelaram três vezes pela Copa das Confederações. Em 2001 houve empate sem gols; em 2005, novo empate, desta vez por 2 a 2; e em 2013, o Brasil venceu por 3 a 0 na abertura do torneio disputado em Brasília.

Arbitragem

A partida terá arbitragem italiana.

  • Árbitro: Maurizio Mariani (Itália)
  • Assistente 1: Daniele Bindoni (Itália)
  • Assistente 2: Alberto Tegoni (Itália)
  • Quarto árbitro: Sandro Schaerer (Suíça)
  • Assistente reserva: Stephane de Almeida (Suíça)

Com ataque em alta, retrospecto amplamente favorável e confiança após a boa campanha na fase de grupos, o Brasil entra em campo buscando confirmar o favoritismo diante do Japão e dar mais um passo rumo ao sonho do sexto título mundial.

Publicidade
WhatsApp chat