20.2 C
Brusque
domingo, abril 28, 2024
InícioNotíciasEconomiaACIBR encontra cenário positivo para retomada econômica, com cautelas da área da...

ACIBR encontra cenário positivo para retomada econômica, com cautelas da área da saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Uma reunião presencial, seguindo restrições de saúde, com transmissão ao vivo pela internet, marcou o encontro de autoridades e lideranças empresariais da região para discutir e alinhar ações da retomada econômica em Brusque e região, frente à pandemia do coronavírus – (Covid-19).

O encontro, organizado pela Acibr, foi realizado no anfiteatro da Unifebe. Os protocolos de espaçamento entre as cadeiras, aferição de temperatura corporal, uso de máscara, e disponibilização do álcool em gel, foram assegurados durante o encontro.  

A reunião contou com a participação de 36 lideranças de diversos segmentos, e mais de 80 internautas que acompanharam pela Live.

De acordo com a presidente da Associação Comercial e Industrial, Rita Conti, a iniciativa teve como proposta o levantamento do quadro geral de funcionamento dos serviços públicos e dos setores econômicos, de educação e de saúde.  

“Essa retomada que a gente fala não é para ser corrida ou de qualquer jeito, mas, com muita responsabilidade, foram passadas posições importantes”, destacou Rita.

Embora há ainda incertezas sobre certos setores, como o de eventos, turismo e da educação, o alinhamento das ações deve passar por um alinhamento regional, envolvendo outros municípios.

“É o equilíbrio que nós temos que ter com a saúde e pelos bastidores, na medida do possível o governador vai repassar responsabilidade para os municípios – e nós fazemos parte de uma grande macrorregião. Acredito que com a nossa força nós podemos ajudar e todos podemos crescer com segurança” enfatizou Rita.

No encontro estiveram presentes os prefeitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O Secretário Municipal de Saúde, Humberto Martins Fornari, destacou que o apoio do empresariado da região tem sido um fator fundamental no enfrentamento à pandemia.

“Muito positiva, a soma de forças das lideranças empresariais aliada as lideranças políticas é de suma importância num momento como este, o resultado tem aparecido pois nossa região é uma das mais que se destaca neste momento de pandemia”, comentou Humberto.

Entre os assuntos que norteiam a retomada econômica, o retorno das aulas na rede pública e nas instituições educacionais particulares, foi um dos assuntos levantados. O coordenador do núcleo de ensino da Acibr, Cláudio Piontkewicz, destacou que o momento é de muitos desafios, que acompanham protocolos técnicos nacionais.

“É um cenário novo e a gente conversou para que se possa fazer uma pesquisa para identificar qual é a disposição dos pais de enviar os filhos para a escola, como um fator importante. Ao mesmo tempo os indicadores da saúde vão nortear de como proceder para atender aos alunos; sabemos que há os grupos de risco e temos que ter o com o cuidado com a vida e ainda o trabalho de educação, que queremos garantir que seja de qualidade”, frisou.

Na última semana, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou que, a partir do dia 1º de junho, a retomada da atividade econômica no Estado será regionalizada. Isso significa que os municípios terão autonomia para decidir quando o transporte público, a educação básica e demais setores voltarão ao funcionamento.

A ACIBr congrega mais de 800 empresas associadas.

Publicidade
WhatsApp chat