Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o cancelamento da 35ª Festa Nacional do Marreco.
“Ainda não é seguro sanitariamente fazer a Fenarreco. Achamos coerente não realizar a festa por segurança, em respeito às pessoas. Temos certeza que no ano que vem faremos uma festa à altura que Brusque e os turistas merecem”, esclareceu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge.
O secretário afirmou, ainda, que o planejamento para que a festa ocorresse ainda este ano, chegou a ser realizado. “Estávamos nos planejando, em um momento chegamos a cogitar um festival gastronômico, com os protocolos de segurança, com comida típica e o tradicional chope, mas vimos que não era prudente”, destacou.
A 35ª Fenarreco já possui nova data, de 6 a 16 de outubro de 2022. “Já estamos com as licitações encaminhadas, o desenho da festa já organizado e que seria para esse ano, vamos fazer ano que vem. Temos certeza que será um evento grandioso”, concluiu.
Mudança do Centro de Triagem e calendário de eventos
A partir do início do mês de agosto o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, montado no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, o pavilhão da Fenarreco, será transferido para a Arena Brusque.
“Com o avanço da vacinação, não há mais necessidade de uma estrutura tão grande para atender as suspeitas de Covid-19, por isso mudaremos o CT de lugar. Todo o espaço está sendo já preparado na Arena Brusque, e será feito com muita segurança. As pessoas que procurarem o CT não terão acesso à quadra, será um fluxo completamente seguro nesse sentido”, afirmou o Secretário de Comunicação, Rodrigo Cesari.
Após a mudança do Centro de Triagem será aberta a agenda de eventos para o Pavilhão da Fenarreco. “Os eventos que serão realizados aqui seguirão os protocolos de segurança, será de acordo com as regras estabelecidas pelo governo do Estado”, explicou o diretor-geral de Turismo, Ivan Jasper.
“Estamos há um ano e meio sem eventos, o setor sentiu muito. É uma área que envolve muitas coisas, desde cabeleireiros, aluguel de trajes, de brinquedos, pessoas que trabalham com som. Sabemos da dificuldade de todos e será uma retomada importante. Já há muita procura, inclusive, até para ano que vem”, pontuou Jasper.
Evento de Natal
Durante a coletiva a pasta anunciou que será realizado um evento de Natal. “Vamos colocar corais, apresentações artísticas. Ainda estamos discutindo se será na praça do Centro, ou aqui. Teremos nossa ‘jujuba’ passando com o papai Noel nos bairros para fazer um Natal bem feliz e que possamos superar este momento difícil. Faremos uma programação muito bonita para nossa cidade”, encerrou o secretário Ademir José Jorge.