25.3 C
Brusque
terça-feira, abril 30, 2024
InícioNotíciasGeralDia D Ecoponto arrecada quase 1 tonelada de resíduos sólidos

Dia D Ecoponto arrecada quase 1 tonelada de resíduos sólidos

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Criar a conscientização na população de Brusque e região sobre a importância da destinação correta de materiais como pilhas, lâmpadas, baterias, materiais eletroeletrônicos e pneus, tem sido um dos trabalhos do Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr). E o resultado desta conscientização foi comprovado em mais uma edição do Dia D Ecoponto, realizado nesta quinta-feira, 11 de novembro.

Na oportunidade a população pode levar diversos materiais até o ponto de coleta, localizado na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Brusque.

Ao todo, foram arrecadados 965,342 kg de materiais, que a partir de agora serão encaminhados para três empresas especializadas, que darão a destinação correta dos mesmos.

Matérias descartados no Eco Ponto

Resultados

Para a vice-coordenadora do Núcleo, Gabriela Lamim o evento, que é realizado desde 2014, comprovou que a conscientização ambiental já faz parte do dia a dia da população de Brusque, visto o volume de materiais doados. “Para o Núcleo é muito importante transmitir essa conscientização para a população de Brusque sobre o descarte correto dos materiais e oferecer um ponto de coleta, já que recebemos muitas ligações das pessoas querendo saber onde é possível deixar esse materiais. E ficamos muito felizes que o Dia D Ecoponto se consolidou, que as pessoas se programaram para vir até aqui, pois a cada edição a quantidade de materiais aumenta. Percebemos que a comunidade guarda os itens em suas casas até a oportunidade de vir ao evento para o descarte adequado”, declarou.

Nesta edição, o Núcleo de Gestão Ambiental contou com a parceria da empresa Caçambas Cidade Limpa, SESC, da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e do Horto Florestal.

Para a educadora ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes, a participação do órgão no evento é de grande importância, ampliando ainda mais a conscientização para a comunidade local. “É muito bom fazermos uma ação que realmente traz um bom resultado para a comunidade, que influencia para o bem, para mudar a consciência das pessoas, de que o lixo precisa ser destinado de forma correta. E esperamos que cada vez mais as pessoas possam ter esses hábitos, em prol do meio ambiente, em seu dia a dia”, comentou.

Agradecimento ao público

Diferente das edições anteriores, desta vez o Dia D Ecoponto não realizou a cobrança pelo descarte de lâmpadas, já que as mesmas serão destinadas para o projeto “50 parcerias para o Clima”, desenvolvido pelo município desde 2015 em conjunto com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha.

Além disso, através de uma parceria como Horto Florestal foram doadas mudas de flores para as pessoas que foram até o evento e realizam o descarte correto dos materiais, como forma de agradecimento ao público, por cuidarem do meio ambiente.

Confira as quantidades de materiais coletadas:

Dia E Ecoponto – 11 de novembro

-Pilhas e -Baterias: 174,900Kg

-Lâmpadas:  2107

-Eletroeletrônicos 790,442Kg

-Pneus: 0

Publicidade
WhatsApp chat