23 C
Brusque
terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotíciasGeralPrevenção de Acidentes é tema de palestra para servidores municipais

Prevenção de Acidentes é tema de palestra para servidores municipais

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Os servidores municipais que trabalham na Secretaria de Obras e no Zoobotânico de Brusque, receberam na quinta (25) e sexta-feira (26), respectivamente, um treinamento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Eles conferiram a palestra “Acidente de Trabalho: causas, consequências e Prevenção”, ministrada pelo técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Paulo Cesar Freitag.

A data passou a ser comemorada em 27 de julho de 1970. “Ela é um marco para a história da segurança do trabalho e foi criada devido ao grande número de acidentes que aconteciam na época”, explica Freitag.

Treinamento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho. (Foto: Divulgação / Secom)

Segundo ele, uma portaria contemplou as normas regulamentadoras para todos os setores da segurança do trabalho, desde a prevenção de acidentes até o uso de equipamentos de proteção individual.

“Nós do Serviço Público não poderíamos deixar passar essa data em branco. Então realizamos palestras falando sobre a necessidade da prevenção de acidentes de trabalho, sobre saúde e integridade física. Abordamos temas voltados a conscientização do servidor público”, explica.

No total, a Prefeitura de Brusque conta com aproximadamente 3 mil servidores. Em 2018, foram registrados 130 acidentes de trabalho, sendo alguns de pequena monta e outros que geraram afastamento. “Não estamos em uma zona de conforto, mas ainda é um número aceitável. Porém, nosso intuito é sempre reduzir essa estatística”. afirma Freitag.

Treinamento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho. (Foto: Divulgação / Secom)

No primeiro semestre deste ano já foram registrados 70 acidentes de trabalho. Destes, 30% ocorreram com servidores da Secretaria de Obras. “Realizamos um trabalho intenso de divulgação para que todo acidente seja reportado pelos servidores. A Prefeitura presta todo o auxílio”, completa o técnico.

Cipat

Em abril deste ano os trabalhadores da Secretaria de Obras assistiram a palestra “Segurança, responsabilidade de cada um, compromisso de todos”, que foi tema da quarta Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, realizada pela Prefeitura de Brusque.

A iniciativa fez parte do Movimento Abril Verde, que tem como objetivo a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do dia a dia profissional.

Publicidade
WhatsApp chat