18.3 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasGeralPrefeitura retira árvores plantadas por morador em praça do Maluche

Prefeitura retira árvores plantadas por morador em praça do Maluche

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Prefeitura de Brusque, por meio de uma ação conjunta realizada pelo Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN), Procuradoria e Secretarias de Trânsito e Obras, realizou a retirada de árvores plantadas por um morador na praça Engelberto Von Gartner, na rua Olímpio de Souza Pitanga, bairro Jardim Maluche.

Ação foi desencadeada após denúncia de moradores do bairro, para desobstrução do passeio público. (Foto: Divulgação / Secom)

A ação foi desencadeada na última semana, por conta de denúncias recebidas pelo Poder Público Municipal via Ouvidoria e pessoalmente no setor de Fiscalização do IBPLAN, sobre o plantio de árvores no passeio público, o que é proibido por Lei.

“As Leis Complementares 139/2008 e 293/2019 são claras quando a ilegalidade dessa ação, pois nada pode ser colocado sobre o passeio público, que venha impedir a locomoção ou deslocamento de pedestres ou deficientes físicos. Além do que, praça é um ponto público e compete ao Poder Público os trabalhos para manter o espaço. Deste modo, o cidadão só pode intervir com plena autorização do Poder Público”, explica o coordenador do IBPLAN, Waldir da Silva Neto.

A ação

O coordenador explica que após o recebimento das denúncias, o setor buscou orientação da Procuradoria Geral do Município, que solicitou a ação conjunta entre os setores municipais.

“O cidadão já é reincidente no plantio de árvores sem autorização. Desta vez, os moradores se muniram de registros fotográficos para confirmar a atitude do morador”, detalha Neto.

De acordo com o diretor da Secretaria de Obras, responsável pelo setor de paisagismo, Kito Maestri, as árvores serão replantadas em outra área.

Ação foi desencadeada após denúncia de moradores do bairro, para desobstrução do passeio público. (Foto: Divulgação / Secom)

Toda a ação foi acompanhada por moradores do bairro. O empresário Francinei da Silva agradeceu ao Poder Público. “Obrigado a Prefeitura. Nós moradores nos sentimos seguros com o respaldo da Prefeitura”, afirma.

Publicidade
WhatsApp chat