21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralPrefeitura de Guabiruba publica decreto de orientação sobre o coronavírus

Prefeitura de Guabiruba publica decreto de orientação sobre o coronavírus

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Prefeitura de Guabiruba editou um decreto na manhã desta terça-feira, 17, com inúmeras orientações para a população a fim de evitar ou minimizar os impactos causados pelo coronavírus.

O prefeito Matias Kohler, que está de férias, suspendeu temporariamente sua folga para, juntamente com o prefeito em exercício Valmir Zirke, participar de uma reunião com o secretariado a fim de ordenar e repassar as orientações.

Ambos participaram de uma reunião realizada na noite de ontem em que se encontraram empresários e prefeitos das cidades de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

As medidas tomadas em Guabiruba têm como base o padrão adotado na região e também as recomendações da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).


“Não é um momento para pânico, mas para responsabilidade e ação. O principal caminho é o isolamento. Mais de 90% dos casos não vão a óbito, mas há necessidade de um tratamento específico. Essa é uma situação nova, porém, temos os exemplos de países que demoraram a tomar as providências nos indicando o melhor caminho para evitar que cheguemos à mesma situação”, destaca Kohler.


O decreto na íntegra pode ser lido aqui. Confira as medidas estabelecidas:

Aulas suspensas

As aulas da rede municipal de Guabiruba ficam suspensas a partir do dia 19 de março (quinta-feira). Por enquanto a determinação é por 30 dias, sendo que os sete dias que seriam do recesso de julho ficam descontados desse período. “Os órgãos competentes estão em constantes reuniões e tudo está sob avaliação. Tudo vai depender do desenvolvimento do quadro. O período tanto pode aumentar como reduzir. Estamos atentos”, ressalta Kohler.

Servidores com 60 anos ou mais e professores
Por estarem no grupo de risco, servidores com 60 anos ou mais devem ficar em casa sem prejuízo da remuneração. Todos que puderem desenvolver trabalhos remotos, utilizando a internet, devem procurar fazê-lo.

No caso das escolas, como não há aula, professores também estão dispensados sem impacto no salário. A parte administrativa das escolas segue funcionando normalmente. “Cabe ressaltar que a medida é para promover o isolamento das pessoas e assim evitar o contágio. Isso não é uma dispensa para férias. Portanto, não resolve nada dispensarmos e a pessoa ir para a praia, para festas, frequentar restaurantes. Por enquanto estamos apenas repassando orientações, mas, caso elas não sejam cumpridas, seremos forçados a pensar em penalizações”, destaca o prefeito.

Encontros, reuniões, cursos e eventos


Todos os eventos estão suspensos. Festas, reuniões de caráter público ou privado, eventos esportivos (incluindo Jogos Comunitários) ou qualquer acontecimento que resulte em aglomeração de pessoas estão suspensos. Cursos oferecidos pela Fundação Cultural estão suspensos. Servidores da Prefeitura de Guabiruba só estão autorizados a participarem de cursos fora do município se esses forem sobre ações relacionadas ao coronavírus. Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde recomendam que cultos, missas e outros eventos religiosos presenciais também sejam suspensos.

Academias


Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde também recomendam que sejam suspensas as atividades dentro de academias. A higienização dos aparelhos com álcool gel pode não ser suficiente para evitar a contaminação.

Etiqueta social
De acordo com o protocolo estabelecido em todo o mundo para reduzir o contágio, os órgãos de saúde recomendam o seguinte:

* Saia de casa somente para o que realmente for necessário. O ideal é que seja sempre o mesmo membro da família a sair (trabalho, compras, farmácia, etc)
* Mantenha distância entre as pessoas na rua. Evite aperto de mão, abraços, beijos e outras formas de contato físico
* Mantenha janelas e portas abertas mesmo com o ar condicionado ligado
* Lave suas mãos frequentemente com sabão e higienize mãos e objetos com álcool gel
* Não compartilhe objetos de uso pessoal (talheres, toalhas, pratos)
* Não há necessidade do uso de máscaras. Elas são recomentadas somente para pessoas já infectadas
* Em caso de sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo

Serviços públicos

Com exceção das escolas e creches, todos os serviços da Prefeitura de Guabiruba continuam funcionando normalmente. No entanto, a orientação é de que o cidadão evite ao máximo possível buscar atendimento presencial e utilize dos meios eletrônicos e digitais para fazer o contato com a Prefeitura quando isso for necessário.

Nossos canais são:
Telefone: 3308-3100
E-mail: prefeitura@guabiruba.sc.gov.br
Site: guabiruba.sc.gov.br (aqui constam todos os contatos de todas as secretarias)
Facebook: https://www.facebook.com/prefguabiruba/
Instagram: https://www.instagram.com/prefeituradeguabiruba/

Nenhum caso confirmado em Guabiruba
Guabiruba não tem nenhum caso nem suspeito e nem confirmado de coronavírus até o momento. “É uma determinação legal: se for confirmado o primeiro caso, nós temos a obrigação de fazer a notificação. Não temos interesse de esconder isso, pelo contrário. Portanto, é preciso tomar muito cuidado com os boatos que circulam”, alerta Matias Kohler.

As equipes de saúde e vigilância epidemiológica estão monitorando a situação e em contato com as autoridades para avaliar a situação a cada dia. Toda e qualquer alteração será imediatamente comunicada à população através da imprensa e das redes sociais.

Publicidade
WhatsApp chat