29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasPolíticaCâmara de Guabiruba realizou sessão na terça-feira

Câmara de Guabiruba realizou sessão na terça-feira

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). O encontro que aconteceu mais uma vez por videoconferência contou também com a participação dos demais oito parlamentares e funcionários que auxiliaram nos trabalhos.

No espaço da palavra livre o vereador Haliton Kormann (MDB) reforçou suas indicações solicitando a instalação de uma faixa de pedestre próximo a Câmara Municipal já que existe um laboratório análises clínicas em anexo ao prédio público com grande movimentação de pessoas e muitos atravessam a via fora da faixa de segurança.

Também como indicação o parlamentar solicitou a instalação de placas indicativas (logradouros) no bairro Guabiruba Sul, atendendo solicitações de moradores da região.

O emedebista também apresentou sua preocupação sobre o aumento exponencial de casos do coronavírus (Covid-19) nas cidades da região, atribuindo isso ao relaxamento da comunidade. Ele disse temer um novo decreto do governo do estado que traga prejuízos para empresas, comércio.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) informou que sugeriu ao líder de governo uma apresentação de um plano de ação por parte do município para tentar conter a expansão do coronavírus na cidade, ação que poderia ser feita através da intensificação de campanhas publicitarias. O parlamentar comentou que pode ter sido mal interpretado pelos colegas, sendo que em nenhum momento ele afirmou que o município não está fazendo nada para o combate a Covid-19, o que ele deseja são ações mais rígidas para evitar aglomerações.

Por fim, Santos comentou sobre a divulgação da lista de contemplados pelo auxílio emergência em Guabiruba, sendo que os benefícios na cidade ficaram na casa dos R$ 1,7 milhão. O fato a lamentar segundo o parlamentar é que em comunidades mais necessitadas no Brasil, pessoas que precisam não tiveram o acesso ao benefício, já em Guabiruba constam na lista pessoas não tão carentes assim.

O vereador líder de governo Cristiano Kormann (Progressistas) falo sobre a situação das placas de logradouros do bairro Guabiruba Sul, informando que essa e a única localidade que ainda não teve essas placas instaladas no município, o motivo seria o pedido de rescisão de contrato por parte da empresa que realizava essa instalação, pois a mesma, não conseguiu comercializar as publicidades com as empresas. Segundo o parlamentar a questão agora está a cargo do setor jurídico da Prefeitura Municipal.

Sobre o pedido do vereador Felipe para intensificar campanha publicitaria para conscientizar a população sobre o que tem que fazer para prevenir o contágio pelo coronavírus, o vereador disse acreditar que a Secretaria de Saúde, mídia regional e nacional estão fazem uma ampla campanha e que nessa altura da pandemia todos sabem o que tem que fazer, para ele a questão e comportamental, cada um tem que fazer sua parte.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovada por unanimidade Moção de Congratulações nº 07/2020, destinada a ONG- Assepavi (Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí), pela participação no combate e extinção do incêndio no Parque Nacional da Serra do Itajaí, que totalizou 65 hectares de área queimada e destruiu parte da biodiversidade do seu bioma, da sua fauna e flora nativas, sendo essa uma unidade de preservação que abriga milhares de nascentes que abastecem mais de meio milhão de habitantes de vários município do Vale do Itajaí.

Nada mais havendo a tratar, declaro encerrada a presente sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 30 de junho de 2020, no horário regimental às 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat