Situação da cidade frente às chuvas é avaliada pelo município, que anuncia medidas de enfrentamento

Publicidade
Utilidade pública
Com 105 ocorrências até o momento, Estado de Emergência deve ser decretado no Município. (Fotos: Divulgação/Secom)

Brusque registrou na noite de terça para quarta-feira (9) um volume de 96,1 milímetros de chuva em seis horas – quantidade esperada para todo o mês. As fortes chuvas resultaram no registro de ocorrências em diversos bairros do município, em especial na localidade Limeira. Foi também umas das prováveis causas que resultaram na queda da ponte Prefeito Antônio Heil, que liga os bairros Guarani e Rio Branco, por volta das 11h.

Para falar sobre o cenário da cidade frente às chuvas, com o registro total de 105 ocorrências, o prefeito Ari Vequi, acompanhado do vice-prefeito Gilmar Doerner e da equipe de governo, concedeu entrevista coletiva à imprensa no final da tarde desta quarta-feira, na sede da Defesa Civil.

De acordo com o chefe do Executivo, mais de 90 famílias foram atingidas pelas cheias e 15 serão encaminhadas para o abrigo municipal, montado na Arena Multiuso, sendo a maioria moradoras do Loteamento Dom Nelson. “Esta é a pior notícia para a administração nesse momento. Lamentamos tudo o que aconteceu e vamos trabalhar para resolver as questões o mais rápido possível”, avalia.

O município também teve prédios públicos atingidos, como a Unidade Básica de Saúde do bairro Limeira Alta e a Escola Alberto Pretti. Foram ainda registados incidentes na área industrial e no comércio do bairro Limeira. “A chuva foi mais forte na região do bairro Limeira, pois veio de Camboriú e Canelinha, os municípios mais atingidos neste dia no Estado. Estamos preparando o Decreto de Estado de Emergência para que possamos buscar recursos junto ao estado, como kits de ajuda humanitária”, explica Vequi.

Para o prefeito, a questão das chuvas contribuiu para que a estrutura da ponte cedesse. “É uma ponte com mais de 50 anos e com o passar dos anos sabemos que as obras sofrem desgastes. Outro ponto é que com o avanço da indústria em vários bairros e municípios vizinhos, um grande volume de caminhões com cargas pesadas utilizam as vias públicas municipais, que não são preparadas para o volume de carga. Nós não temos como parar o comércio, mas sabemos que as vias urbanas e as pontes não são preparadas”, destaca.

Segundo o prefeito, é avaliada a possibilidade de construção de uma passagem provisória para ciclistas e pedestres na ponte Prefeito Antônio Heil, até a sua reconstrução. “Solicitamos à comunidade que o tráfego de veículos seja realizado pela Ponte do Rio Branco, que tem mais condições de sustentabilidade de peso”, frisa.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jocimar dos Santos de Lima, explicou que solicitou à Defesa Civil do Estado 161 colchões para atender as famílias atingidas na Arena. “Foram pedidos também 47 kits de limpeza e higiene pessoal e 72 cestas básicas para o atendimento das 15 famílias desabrigadas. Já viabilizamos para estas pessoas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e os nossos técnicos da assistência social vão fazer plantão para atender a todos. Além disso, quem precisar de roupas e cobertores vamos disponibilizar com o material que arrecadamos na campanha Generosidade que Aquece”, detalha.

O secretário de Obras, Ricardo José de Souza, também falou sobre o trabalho realizado pela pasta. “Trabalhamos desde às 5h e só conseguimos entrar com o maquinário no bairro Limeira por volta das 8h. Tivemos no bairro cerca de 20 pontilhões com as cabeceiras arrancadas, quedas de barreiras e tubulações rompidas. Realmente um cenário bem desfavorável. Mais de 10 cabeceiras de pontes já foram recuperadas e amanhã resolveremos o caso de uma rocha de grandes proporções, que caiu em uma transversal da Alberto Pretti”, conta.

A secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patricia Volkmann, explicou que esteve na ponte Prefeito Antônio Heil com os engenheiros da prefeitura para verificar a possibilidade de reaproveitamento dos materiais. “Com a queda verificamos que houve ruptura da laje e aparentemente não será possível aproveitar as vigas. Ainda é prematuro falar em prazos para que o acesso seja restabelecido”, afirma.

Publicidade
Últimas notícias

Brusque registra 40 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

O novo boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde ba tarde deste domingo (13) indica que a...
Publicidade
WhatsApp chat