A Câmara de Vereadores de Brusque realizou sessão ordinária nesta terça-feira, 6. A pauta da sessão reservou o primeiro momento dos trabalhos para a entrega de homenagens. Os empresários Luís Carlos e Arthur Marchi estiveram presentes, acompanhados da família, para receberem a Comenda do Mérito Profissional à empresa Lufamar Tecidos Ltda, em reconhecimento aos 55 anos de fundação.
Faustino Machi, iniciou os trabalhos na década de 1960, ao lado da esposa, dona Edla, pai e mãe dos empresários Luís Carlos e Arthur Marchi. Atualmente, a terceira geração, filhos/netos atuam na administração.
A Lufamar Tecidos é uma das pioneiras na fabricação de toalhas para banho e panos de copa e vem se aperfeiçoando para oferecer produtos de qualidade e com características únicas. Atualmente a empresa está presente em todo o mercado brasileiro e nos países membros do Mercosul.
Após a entrega da homenagem, Luís Carlos e Arthur Marchi falaram ao Jornal da Diplomata.
81930 LUIS E ARHUT LUFAMAR 3’20
A sessão da Câmara foi marcada por temas de interesse da comunidade. O vereador André Batisti, Deco (PL) comentou na tribuna sobre a demanda por lixeiras, principalmente na área central e ainda destacou a reivindicação da comunidade para o recapeamento asfáltico relacionado as obras do Samae.
Vamos saber mais na entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.
Novamente, André Rezini (Republicanos) fez discurso na tribuna para que o município proceda com aquisição de vagas para a educação infantil junto a escolas particulares. Ele já havia abordado o assunto em pronunciamento na sessão ordinária do dia 2 de março.
A medida, destacou o parlamentar, foi adotada recentemente em Itajaí e vem sendo colocada em prática também em outros municípios catarinenses.
Conforme Rezini, a intenção é buscar um resultado paliativo visando a alta demanda, no entanto, será preciso pensar em medidas a longo prazo.
As movimentações de possíveis candidaturas para as eleições à deputado estadual e ao Congresso, em 2022, já estão repercutindo nos bastidores políticos. Na sessão desta terça-feira, 6, o vereador Ivan Martins ocupou a tribuna e discursou que é preciso haver um entendimento dos partidos políticos para permitir uma disputa que oportunize a indicação o voto direcionado para representantes de Brusque aos pleitos eleitorais.
O fator chamado de “representatividade política” é uma bandeira levantada na véspera das eleições, porém, a corrida com muitos candidatos desfavorece a possibilidade eleição, diante da alta distribuição de votos e ainda a presença de candidaturas regionais. De acordo com Ivan Martins, é preciso que os partidos novamente alinhem o debate para aumentar o poder político em prol da sociedade.
Confira as aprovações da sessão ordinária desta terça-feira, 6 de julho
Projetos de lei
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei Ordinária nº 65/2021, de origem executiva, que “Dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do Município de Brusque e dá outras providências”;
– Em segunda discussão e votação, Projeto de Lei Complementar nº 11/2021, de origem executiva, que “Altera requisitos exigidos na Lei Complementar nº 143, de 31 de agosto de 2009, para o provimento ao cargo de Agente de Defesa Civil”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Lei nº 67/2021, de origem executiva, que “Dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do Município de Brusque e dá outras providências”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Nilton Jair Proença da Silva”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 04/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Raul Wanderley Eble”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Teodoro Pereira Filho”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Edson Lyra”;
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Rogério Ristow”.
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadão Honorário: Gelson David Alves Lopes”.
– Em discussão e votação únicas, Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2021, de origem legislativa, que “Concede Título de Cidadã Honorária: Jandira Ceará da Costa”.