25.6 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioAgendaFestaMacarronada Beneficente do GRUPIA reúne grande público no Pavilhão da Fenarreco

Macarronada Beneficente do GRUPIA reúne grande público no Pavilhão da Fenarreco

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A noite de sexta-feira, 12 de novembro, reuniu grande público no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco) para a Macarronada Beneficente do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA. Muitas pessoas prestigiaram o evento e jantaram no local, outras, retiraram seus pedidos e preferiram degustá-los no conforto de seu lar. Porém, todas elas contribuíram para o principal objetivo do GRUPIA: a arrecadação de recursos para realização do IX Natal de Amor e Fé, com a entrega, em domicílio, em Brusque e região, de 322 aves natalinas, 322 cestas básicas, 6 mil doces natalinos e chocolates a famílias carentes, até o dia 24 de dezembro.

O presidente do GRUPIA, Paulo Vendelino Kons, fez a abertura da Macarronada Solidária, agradecendo a presença de cada pessoa que contribuiu com o evento.  “Do fundo do nosso coração emerge a gratidão a Deus e ao grupo de trabalho que está à frente e às centenas de pessoas que estão conosco. Mais de mil pessoas participam da macarronada hoje e ficamos muito felizes com a contribuição de todos. Deixo aqui nossa gratidão ao bom povo de Brusque e de toda a região”, comentou.

O evento foi marcado ainda pelas homenagens póstumas a dois grandes benfeitores do GRUPIA: senhor Ademir José Pereira (+10/03/2020), emérito presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (SINDUSCON); e senhor Élvio José Matos (+23/04/2021) ex-Governador Distrital e ex-presidente do Lions Clube de Brusque Berço da Fiação. Segundo Kons, ambos sempre prestaram um apoio efetivo e decisivo na realização do ‘Natal de Amor e Fé’, a cada edição. “Com estas homenagens queremos destacar a forma intensa, profunda e efetiva com que sempre nos apoiaram os senhores Ademir e Élvio, fazendo-nos chegar, neste ano, à nona edição do ‘Natal de Amor e Fé’ do GRUPIA”, ressaltou.

A filha do senhor Élvio, Fernanda Matos e a esposa do senhor Ademir José Pereira, Maria de Lourdes Batisti Pereira, receberam as placas em homenagem a ambos. Bastante emocionada, Fernanda agradeceu pela lembrança e carinho ao pai, que tantas pessoas ajudou ao longo de sua trajetória. “Tenho vontade de abraçar cada um e cada uma que está aqui hoje. Meu pai tinha o dom da palavra, era um homem maravilhoso e eu só tenho a agradecer pela existência dele, pela família que ele construiu, pelos amigos que ele conquistou e pelo legado que ele deixou”, comentou. A senhora Maria de Lourdes ficou muito emocionada também e sua filha Jerusa fez uso da palavra, na oportunidade, para agradecer a homenagem ao pai Ademir. “O que a gente deixa da vida que levamos são as boas ações, os exemplos e os amigos que a gente faz. Meu pai deixou grandes amigos por onde passou, as pessoas tinham muito carinho por ele, por tudo o que ele viveu. Esse é o maior exemplo que ele nos deixou e só temos a agradecer ao GRUPIA por esta homenagem. Vamos continuar a obra dele e ajudar no que for preciso”, frisou.

O governador do Distrito LD5 do Lions, Aparecido Martins, enalteceu a trajetória de ambos os homenageados, integrantes do Lions, e das boas ações que praticaram.

O presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, também falou sobre os anos de convivência com o senhor Ademir, destacando a generosidade, companheirismo e carisma que ele tinha em todas as boas ações que praticou ao longo de sua trajetória.

O tesoureiro e administrador do Lions Clube de Brusque Berço da Fiação, Danilo Pacheco Escaramusa relembrou os anos em que conviveu e trabalhou com o senhor Élvio, a quem sempre teve um grande apreço e com quem muito aprendeu. “Duas das principais virtudes de Élvio: ele sabia como poucos a usar a sabedoria do silêncio e a ser tolerante. Seu Ademir também foi um grande amigo e parceiro em todas as horas. Hoje lhes rendemos todas as homenagens e que sigamos os seus exemplos”, complementou.

A Macarrona do GRUPIA contou ainda com música ao vivo com Tabony Cantor, sorteio de brindes, venda de doces e chope artesanal com a presença da Cooperativa Cervejeira Sul-Brasileira (Cocersul). Entre os brindes foi sorteada uma camisa do Brusque Futebol Clube autografada pelos jogadores.

Marcaram presença no evento os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Desenvolvimento Social, Ademir José Jorge e Jocimar dos Santos de Lima, respectivamente; o secretário adjunto do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Daniel Netto Cândido e o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Ciro Marcial Roza; além dos vereadores Jean Dalmolin e Natal Carlos Lira.

Ademir José Pereira

Ademir José Pereira nasceu no dia 25 de maio de 1947. Filho de Manoel Vergílio Pereira e Laudelina Pereira, teve quatro irmãos: Maria da Graça, Sérgio Luis, Roseli Maria e Ailton Jonas. Católico, desde cedo os valores do cristianismo plasmaram sua existência.

Iniciou seu trabalho na empresa Casa Avenida de Irmãos Heil aos 14 anos e ficou lá até o encerramento das atividades da empresa, quando já estava aposentado, em 1996.

Em 5 de fevereiro de 1972 casou-se com Maria de Lourdes Batisti Pereira, a ‘Deca’, com quem teve dois filhos: Jerusa Batisti Pereira e Jimmy Batisti Pereira.

Em 1962, a pedido do então prefeito municipal Dr. Carlos Moritz, o Sr. Manoel Vergilio Pereira com ajuda de seu filho Ademir começou a fabricar em sua própria residência dois tubos de 30 centímetros a cada dia, para utilizar na rua em que moravam. Ali teve início a sua primeira empresa. O ano de 1968 marca de fato o início das atividades da Artefatos de Cimento Rodrigues, empresa que tinha seu pai e os tios na sociedade. Quatro anos depois, Ademir adquiriu a parte dos tios e juntamente com sua esposa, levou adiante este projeto. Como ainda trabalhava na Casa Avenida, sua esposa Deca é quem tocava a empresa da família. Anos depois essa empresa transformou-se em Tubos Pereira e passou a contar com a administração de Ademir. Com o tempo, vieram também seus filhos, a fim de lhe dar o suporte na administração da mesma.

Durante sua vida participou ativamente da sociedade brusquense. Foi desde técnico de futebol de salão até presidente e diretor de entidades de classe e de serviço, entre elas destacam-se a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o Sindicato dos Comerciários de Brusque e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.

Sua liderança nata fez com que participasse de grandes mobilizações sociais na cidade, como a que viabilizou a chegada do SESC ao município, em 1975. Tinha um olhar social muito ativo e com isso deixou uma marca excepcional tanto para a classe empresarial, quanto para os colaboradores das empresas por onde passou, assim como no Lions onde colaborou muito nas campanhas realizadas na cidade.

Despediu-se desta vida no dia 10 de março de 2020, aos 72 anos.

Élvio José Matos

Élvio José Matos nasceu no dia 25 de outubro de 1947 na cidade de Urubici/SC. Conheceu Inês Dandolini Matos com quem se casou e da união de 41 anos, teve três filhas: Daniela, Juliana e Fernanda. Formado em Filosofia e Letras, sua trajetória profissional destaca-se como professor de Português e Inglês nas cidades de Lorena (SP), Lages (SC), Brusque (SC) e Braço do Norte(SC). Também foi funcionário da Caixa Econômica Federal, entre 1977 a 1998, em Brusque (SC), Braço do Norte (SC), Jacinto Machado (SC) e Siderópolis (SC), quando aposentou-se na função de Gerente Geral de Agência. A partir daí, passou a ser consultor financeiro do SEBRAE – Regional Criciúma (SC) – de 1998 a 2003 e em seguida Gerente Geral do Brusque Palace Hotel de 2003 a 2011.

Ingressou no Lions Clube de Braço do Norte, Distrito LD-9, em 1983. Por motivos profissionais, foi associado dos Lions Clubes de Turvo (SC), Urussanga (SC), ambos também do Distrito LD-9 e, foi associado do Lions Clube de Brusque Berço da Fiação. Foi Presidente de Clube por três vezes: em Braço do Norte (SC), Urussanga (SC) e Brusque (SC). Foi Tesoureiro em cinco mandatos; Diretor Social por sete anos; Diretor de Associados, Assessor de Intercâmbio Juvenil; Presidente de Divisão em dois anos e 1º Vice Governador em 2013/2014.

Um grande incentivador das atividades do GRUPIA, foi um homem de muitas obras e olhar social. Mas dentre suas importantes missões, destaca-se a de pai, exemplo de força e perseverança às três filhas. Nas palavras de sua filha Fernanda, seu Élvio foi o homem mais honesto, justo e digno que já conheceu. ‘Não foi somente o melhor pai e sogro, mas acima de tudo foi o melhor avô! Sua vida foi dedicada a ajudar o próximo, e sempre o fez sem medir esforços’.

Como católico, traduzia os valores do Evangelho na sua prática cotidiana. Sua partida dói e deixa saudade em todos os seus amigos e sua linda família. Élvio partiu para a vida eterna no dia 23 de abril de 2021.

Fonte: Texto e imagens – Assessoria do Grupia

Publicidade
WhatsApp chat