22.5 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasSaúdeRealizada cerimônia de retomada e ampliação do Programa Academia da Saúde

Realizada cerimônia de retomada e ampliação do Programa Academia da Saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na manhã desta terça-feira (17), ocorreu na Associação de Moradores da Rua Bulcão Viana e Adjacência (Ambavia), a cerimônia de reativação e ampliação do Programa Academia da Saúde (PAS). O projeto já existia, mas devido a pandemia do Convid-19 precisou paralisar as atividades por dois anos. Além dos pólos nos bairros Santa Terezinha e Santa Luzia as ações foram ampliadas para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros: Maluche, Dom Joaquim, Steffen e Paquetá.

A Academia da Saúde consiste na implementação de espaços públicos conhecidos como pólos, que propõe a prática de exercícios físicos com o propósito de contribuir para a promoção da saúde, na prevenção de doenças crônicas e agravos não transmissíveis. As ações desenvolvidas não se restringem às práticas corporais, também existem os grupos de educação em saúde, práticas integrativas e complementares, práticas artísticas, culturais e promoção da alimentação saudável. E são destinadas às crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O vice-prefeito, Gilmar Doerner, disse estar feliz com a retomada do programa. “É mais um momento importante para a administração, com esse projeto, estamos pensando na prevenção de doenças. Parabenizo as equipes que atuam e vão atuar e a Secretaria de Saúde pela iniciativa”.

Entre as modalidades estão as práticas corporais, ou seja, pilates, treinamento funcional, voleibol adaptado para idosos, caminhada, corrida, exercícios de fortalecimento para coluna, exercícios resistidos, aeróbicos e de alongamentos para Idosos. Práticas integrativas e complementares, o yoga adulto e yoga para crianças, desafio kids, psicomotricidade, dança, iniciação esportiva ao futebol, iniciação esportiva ao voleibol.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirmou que o programa é um grande passo na medicina preventiva. “Existe um olhar atento para a prevenção, principalmente para as doenças cardiovasculares, e sabemos que a maior parte das doenças podem ser evitadas com medidas simples, uma delas são com os exercícios físicos, e é isso que vamos proporcionar por meio desse programa. E além disso, a interação social, depois de um período de pandemia, de isolamento”.

As atividades ocorrem nas estruturas físicas dos pólos e em espaços cedidos por entidades comunitárias. São gratuitas e com vagas limitadas. A educadora física, responsável pelo Programa Academia da Saúde, Jaqueline Marcos dos Santos, ressaltou que o programa é um dispositivo da Atenção Primária. “A realização da Academia de Saúde, é juntamente com o trabalho de assistência realizado nas UBS, por isso a população que tiver interesse deve procurar a sua unidade e saber qual o pólo mais próximo para desenvolver as atividades. Estamos muito felizes com a retomada e a nossa equipe está preparada para atender a nossa população”.

Publicidade
WhatsApp chat