24.9 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasCulturaMuseu Casa de Brusque recebe exposição comemorativa ao bicentenário de nascimento do...

Museu Casa de Brusque recebe exposição comemorativa ao bicentenário de nascimento do Conselheiro Araújo Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de quarta-feira, 25 de maio, o Museu Casa de Brusque recebeu a abertura da exposição “Bicentenário do Conselheiro Brusque – vida e atuação política no seu legado para a colonização”. A exposição estará aberta ao público de 26 de maio a 31 de agosto, e é viabilizada por meio do Projeto do Plano Anual de Atividades 2022, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com recursos destinados pelas empresas locais.

A exposição comemorativa ao bicentenário do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque (1822-2022) apresenta fotografias, objetos pessoais, documentos, uma linha do tempo com datas importantes sobre sua trajetória, legado político e para a colonização europeia.

Araújo Brusque investiu na proposta de compreender as regiões de Santa Catarina e Pará, a partir de suas especificidades, como o clima, recursos naturais e cultura. “Em 1860, promover a colonização europeia se constituiu para ele como uma das principais preocupações, resultando na criação de três núcleos coloniais em nosso estado: Itajahy-Brusque, Angelina e a antiga Teresópolis, hoje constituída pelos municípios de Águas Mornas e São Bonifácio. Apesar de deixar a política para se dedicar à advocacia nos últimos anos de vida, o legado de Araújo Brusque continua vivo na cidade que leva seu nome.

Publicidade
WhatsApp chat