19 C
Brusque
sábado, abril 27, 2024
InícioNotíciasGeralColégio UNIFEBE recebe estudantes italianos em intercâmbio cultural

Colégio UNIFEBE recebe estudantes italianos em intercâmbio cultural

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

De Rieti, na Itália, os alunos do Instituto Profissional de Gastronomia e Hospedagem, Alberghiero Costaggini, embarcaram em direção ao Brasil. Recepcionados pelos estudantes do terceiro ano do Colégio UNIFEBE, os jovens italianos vivenciaram entre os dias 25 e 27 de março, uma verdadeira imersão cultural e gastronômica. O intercâmbio entre as duas instituições de ensino é fruto da parceria firmada em março de 2023, quando a presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), professora Rosemari Glatz, esteve no país europeu para firmar o acordo de cooperação internacional.

Esta é a primeira etapa do intercâmbio entre as duas instituições de ensino. Nesta fase, os estudantes e professores italianos vieram ao Brasil e participaram de uma programação elaborada pelo Colégio UNIFEBE. “O foco desse intercâmbio foi a culinária como identidade de um povo. Tivemos a oportunidade de ensinar e mostrar um pouco do muito que temos, desde a história, costumes, culturas, paisagens e, claro, a gastronomia brasileira, em especial a da nossa região, dando a eles a oportunidade de experimentar as nossas delícias”, relata professora Rosemari.

Logo no primeiro dia, os italianos receberam as boas-vindas da gestão superior da UNIFEBE e visitaram o campus Santa Terezinha. Na ocasião, a instituição também apresentou a pesquisa internacional realizada em parceria com a Itália para a reprodução do único traje ainda preservado de Anita Garibaldi. Ao compartilharem um pouco sobre seu país de origem, os alunos italianos contaram a história de Rieti, seus atrativos turísticos e como a cidade é conhecida por toda a Itália e Europa.

No segundo dia de programação, estudantes italianos e brasileiros participaram de um tour pela cidade de Nova Trento. Lá visitaram uma vinícola e acompanharam a produção do vinho, um dos objetos de estudo do Instituto Alberghiero Costaggini. Por fim, conheceram os atrativos religiosos herdados dos próprios descendentes italianos.

Em Brusque, no último dia em solo catarinense, os estudantes visitaram o Parque das Esculturas e vivenciaram uma experiência gastronômica, com uma atividade prática, em parceria com a Escola de Culinária Chef Gourmet. Além de aprender a fazer uma verdadeira feijoada brasileira, com farofa, banana frita e o tradicional brigadeiro como sobremesa, os italianos também puderam ensinar aos alunos brasileiros do Colégio UNIFEBE receitas como o macarrão Amatriciana, frango com pimentão ao estilo Rieti, e a torta Mimosa, criada na Itália em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.

Internacionalização
O intercâmbio viabilizado em parceria com o Colégio UNIFEBE oportunizou que a estudante italiana de 18 anos, Alessia Paternesi, conhecesse o Brasil. Impressionada com as paisagens e com as diferenças culturais, como os buffets em restaurantes, por exemplo, Alessia confessou ter se encantado pelas frutas brasileiras, como o maracujá, e o sabor dos pastéis de queijo. Sobre a vivência com os alunos brasileiros, Alessia, comenta que a timidez logo se transformou em amizade. “Eles foram muito receptivos e divertidos. Esperamos que quando visitem a Itália também gostem de nossa culinária, conheçam a verdadeira comida italiana e as belezas naturais e culturais que nosso país possui”, comenta.

A estudante do terceirão do Colégio UNIFEBE, Fernanda Lira, confessa que ter esse contato com os alunos italianos contribuiu para desenvolver diversas habilidades. “Nossa interação não se restringiu a um único idioma, pude treinar o italiano, o inglês, o espanhol e aprender muito. Receber e conhecer eles, desmistificou nossa visão sobre a vida no país Europeu e nos instigou ainda mais a vivenciar essa experiência na Itália”, relata.

Para o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o intercâmbio cultural é um dos diferenciais da instituição. “Esse compartilhar conhecimentos, saberes e costumes enriquece a formação do estudante para além do que ele aprende em sala de aula. O intercâmbio ultrapassa os muros escolares e proporciona aos participantes uma visão de mundo muito mais atual e dinâmica, competências essenciais na atualidade”, conclui o diretor.

A próxima etapa do intercâmbio ocorrerá quando os estudantes brasileiros embarcam para a Europa com destino ao Instituto Profissional de Gastronomia e Hospedagem, Alberghiero Costaggini, em Rieti.

Texto: Assessoria de Imprensa

Publicidade
WhatsApp chat