14.3 C
Brusque
terça-feira, julho 8, 2025
InícioNotíciasCulturaFesta das Tradições: Itajaí celebra cultura e solidariedade com quase 67 mil...

Festa das Tradições: Itajaí celebra cultura e solidariedade com quase 67 mil visitantes

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img

A Festa das Tradições Brasileiras, que destacou a riqueza cultural do Norte e Nordeste do Brasil, encerrou no último domingo, 6 de julho, com um balanço impressionante. Em apenas quatro dias, de 3 a 6 de julho, o Centreventos de Itajaí recebeu quase 67 mil visitantes, superando as expectativas e se consolidando como um evento de destaque na cidade.

Além de ser um palco para a celebração de ritmos, gastronomia e manifestações culturais, a festa teve um forte apelo social. Foram arrecadadas mais de 54 toneladas de alimentos não perecíveis, que serviram como ingresso e serão doados a instituições da cidade. O evento, que contou com o apoio do Município, já figura no calendário oficial da cidade.

Um encontro de culturas e a saudade de casa

A Festa das Tradições proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão nas culturas nortista e nordestina. Para muitos, foi a oportunidade de reviver as memórias e sabores de suas terras natais.

Ivana Lima, cantora de carimbó, veio do Pará e reside em Itajaí desde 2023, quando foi aprovada no Conservatório de Música Popular de Itajaí. Ela aproveitou a festa para compartilhar seu talento. “Para mim é uma alegria enorme fazer parte da Festa das Tradições Brasileiras do Norte e Nordeste aqui em Itajaí, trazendo o ritmo do Pará, que é contagiante, alegre. É uma satisfação enorme”, expressou Ivana.

Ivana Lima/ cantora
Tacacá/ vatapá.

Rosenildo Arcanjo de Paiva, autônomo natural do Rio Grande do Norte e morador da região há 13 anos, trouxe sua família para “matar a saudade”. “Festa muito organizada, bonita. Matei a saudade da minha terra. Já comi um baião de dois, um pastel. Está muito bom o evento”, relatou.

Vitor Amorim, que se mudou do Acre para Itajaí em 2023 em busca de oportunidades, também celebrou a festa com a família. “Eu vim para Itajaí em busca de oportunidade, e achei aqui. São 4 mil km desde Cruzeiro do Sul até aqui. Foram cinco dias de ônibus, mas valeu a pena. Hoje eu e minha família estamos bem aqui, e hoje curtindo essa festa”, finalizou.

Reconhecimento e valorização dos migrantes

A Festa das Tradições representa um marco no reconhecimento e valorização das raízes culturais dos migrantes que escolheram Itajaí para viver. Dados do IBGE (2022) revelam que Santa Catarina é o estado brasileiro que mais recebeu migrantes nos últimos anos, com um saldo migratório de 354 mil pessoas. Itajaí, em particular, tem recebido diariamente novos moradores vindos de outros estados, e o evento reforça a importância de acolher e celebrar essa diversidade.

Futuro promissor e crescimento do evento

O sucesso da Festa das Tradições confirmou a intenção do Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Ronaldo Jansson Junior, de incluir o evento no calendário anual do município. “Esse tipo de celebração representa não apenas uma festa, mas uma homenagem ao povo que veio do Norte e do Nordeste e contribuiu diretamente para o desenvolvimento de Itajaí. É uma felicidade imensa ver um evento como esse se consolidando e fomentar atividades que valorizem nossa diversidade e promovam o destino turístico da cidade”, concluiu Jansson.

O prefeito Robison Coelho reforçou o compromisso com a continuidade e ampliação da festa nos próximos anos. “Na quarta-feira, estávamos ainda com dúvida sobre o público, mas a resposta foi surpreendente. A energia, a cultura, a gastronomia nordestina e nortista movimentaram nossa cidade. E já adianto: ano que vem vai ser ainda maior”, declarou o prefeito, indicando um futuro ainda mais grandioso para a Festa das Tradições em Itajaí.

Em Brusque o numero de Migrantes de todo Brasil e principalmente do norte e nordeste, também é grande, fica a dica de um evento voltado para esse povo que tem papel fundamental, na economia da região.

Parabéns a cidade de Itajaí, pela iniciativa de valorizar, quem ajuda a fomentar a mão de obra, e a economia da região.

Publicidade
WhatsApp chat