19.7 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioAgendaEventos das IgrejasMissa de Acolhida celebra chegada de novos padres, na Paróquia São Luís...

Missa de Acolhida celebra chegada de novos padres, na Paróquia São Luís Gonzaga

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Acolhida para os que chegam, bênção para os que partem. A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou neste domingo, 31 de janeiro, na igreja Matriz, a chegada dos religiosos, Pe. Paulo Vanderlei Riffel e Pe. Cristiano Tiago Araújo que, como o pároco e demais vigários paroquiais, assumiram a missão pastoral, na Matriz e Comunidades. A celebração também foi marcada pela benção de envio para cinco seminaristas que moram em Brusque e seguirão a formação presbiteral em outros municípios e Estados.

Pároco Diomar Romaniv, novos padres e sacerdotes que já atuam na paróquia. (Foto: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga)

“Faz parte da vida da Igreja a transferência de padres, conforme a necessidade da Província. Pe. Diego Martins e Pe. Aléssio da Rosa foram designados para novas áreas de trabalho e hoje acolhemos Pe. Paulo e Pe. Tiago que, como vigários paroquiais, vão colaborar com o pároco na condução dos trabalhos e no acompanhamento das Comunidades. Os dois são conhecidos. Já convivemos em retiros e encontros de formação. Agora teremos a oportunidade de morar juntos e de partilhar a vida fraterna, os momentos de oração e as vivências comunitárias”, afirma o pároco, padre Diomar Romaniv.

Seminaristas que seguirão para formação sacerdotal em outras regiões. (Foto: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga)

Segundo ele, os cinco seminaristas que partem rumo à formação sacerdotal são frutos da oração de uma comunidade paroquial. “O padre nasce de uma comunidade que reza. E é dever do cristão rezar pelas vocações. Hoje tivemos a oportunidade de olhar para esses rostos que estão na caminhada e que, em alguns anos, poderão se ordenar em Brusque e servir onde precisar”, destaca o pároco.

Ainda durante a missa foi possível refletir sobre 2021, ano que Papa Francisco dedicou a São José, Patrono da Igreja. “O objetivo é despertar nos cristãos essa figura tão discreta e simples, mas muito importante no cuidado a Jesus, no amor à família de Nazaré”, enfatiza.

Próximas celebrações

O mês de fevereiro está marcado por celebrações especiais e, três delas, acontecem nesta semana. Na terça-feira, 2 de fevereiro, às 19h, na igreja Matriz, haverá a bênção das velas. “Quarenta dias depois do Natal, a Igreja celebra a apresentação de Jesus no Templo, onde Simeão e Ana reconhecem o menino como a Luz do Mundo. Este é o grande anúncio, marcado pela bênção das velas, para recordar que Jesus é a luz que ilumina todos os povos”, conta padre Diomar.

Já na quarta-feira, 3 de fevereiro, também às 19h, na igreja Matriz, haverá a missa em honra a São Brás. “É o santo que fez milagre ainda em vida, ao rezar por uma criança com um espinho engasgado na garganta. É tradição a bênção com velas cruzadas para a cura de todos os males. Porém, devido à pandemia da Covid-19, não haverá bênção individual”, explica o pároco.

Por fim, dia 5 de fevereiro, primeira sexta-feira do mês, a missa será em honra ao Sagrado Coração de Jesus, uma data bastante significativa na vida da paróquia, conduzida por padres dehonianos.

Catequese

Já estão abertas as inscrições para a catequese na Paróquia São Luís Gonzaga. Na primeira quinzena de fevereiro, a inscrição será para a catequese de adultos e, na segunda quinzena do mês, para a Iniciação à Vida Cristã (IVC), para os nascidos em 2012, que sejam paroquianos e dizimistas. 

Publicidade
WhatsApp chat