21.1 C
Brusque
domingo, maio 11, 2025
InícioAgendaEventos das IgrejasMissa especial encerra semana de homenagens aos pais do Colégio São Luiz

Missa especial encerra semana de homenagens aos pais do Colégio São Luiz

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img

A tradicional missa celebrada na igreja Matriz São Luís Gonzaga, na noite de quinta-feira, 10, encerrou um tempo de homenagens especiais. Durante toda essa semana que antecede o Dia dos Pais, os estudantes do Colégio São Luiz dedicaram um pouquinho de suas atividades escolares para demonstrar todo amor e carinho que sentem por seus pais.
Já durante a celebração, estiveram presentes todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Presidida pelo diretor, padre Silvano João da Costa, e concelebrada pelo secretário geral, padre Silvano Borba, a missa enalteceu a importância da presença do pai na vida e no desenvolvimento do seu filho.
“Como colégio confessional católico, um dos grandes pilares que temos é a família, o valor de ser e de ter uma família. Celebramos o Dia dos Pais durante a semana toda, prestando homenagens a esses homens que assumiram a vocação de ser pai, que disseram sim, mesmo diante dos desafios que a sociedade nos apresenta. Ser pai é ser presença na vida de seus filhos”, diz padre Silvano.
Segundo ele, “a missa é o coroamento da nossa semana de homenagens, em que erguemos nosso olhar e nosso coração a Deus, pedindo para que proteja todos os pais e que os abençoe nessa difícil missão de educar um filho”, completa.

Vocação
Durante a homilia, padre Silvano lembrou que a vocação de um pai não é colher, mas semear na vida dos filhos. “Quando um pai assume sua vocação, se propõe a semear na vida do seu filho e ser presença para educá-lo. São sementes lançadas por conselhos, palavras e atitudes. Feliz o filho que, nas situações que enfrenta na vida, pode ter a lembrança de um pai que o aconselhava”.
O padre também ressaltou os desafios que os pais enfrentam no dia a dia para educar e permanecer de forma constante na vida dos filhos, principalmente em um mundo cada vez mais tecnológico e imediatista.
“O desafio de ser pai hoje, assim como ontem, e também no futuro, é o desafio de ser presença em um mundo cheio de tecnologia e onde tudo tem que ser agora. Cada vez mais os pais são chamados a sair de suas rotinas para compromissos que são colocados diariamente e fazem com que essa presença se torne um desafio cada vez maior”.

O valor de ser pai
Pai da Ana Alice e do Mateus, o soldador Jaison de Souza, participou da celebração e destacou a importância de viver esse momento especial ao lado da família. “É o segundo ano que eu participo da homenagem. Nós participamos da missa diária, sou Ministro da Eucaristia e eles servem como coroinhas. É muito importante esse momento da família unida em oração, ainda mais para celebrar o Dia dos Pais”.
O advogado Alexandre Olinger esteve envolvido com a Liturgia da celebração, ao lado do filho, Lucas. “Foi muito especial. Minha esposa já participa ativamente da Liturgia, e quando veio o convite ficamos contentes. Se tem uma coisa que sempre privilegiamos lá em casa é o tempo de qualidade com os filhos. Isso é importante, é ser presença, como o padre comentou”.
O engenheiro civil, Leandro Comandolli, foi o leitor das Preces durante a missa. Ao lado da filha, Clara, ele destacou a importância do pai na vida de um filho. “Dou glórias a Deus pela alegria de ser pai, por ter formado uma família. Para mim, a melhor coisa do mundo é ser pai. Tem muitas dificuldades, mas são mais alegrias e compensações. É uma dádiva acompanhá-los e cuidar deles”.
O administrador, Charles Habitzreuter, também participou da Liturgia, ao lado dos filhos Arthur e Henrique. Para ele, o exemplo de um pai faz toda diferença na vida de um filho. “Nada melhor do que estar na igreja e ser exemplo junto com Deus. É por aqui que traçamos o caminho, mostramos o certo e o errado. Educar um filho é um desafio cada vez maior, a gente planta o fruto, mas o caminho são eles quem escolhem. Como pai, temos que dar direcionamento. Não adianta jogar para a sociedade e para a escola educarem, a responsabilidade é toda nossa. Temos que ser referência na vida deles”.
Ao fim da celebração, os alunos foram chamados até o presbitério para, juntos, cantarem uma música em homenagem aos pais. O coro ecoou pela igreja e encheu de ternura o coração dos papais e das demais pessoas que participaram desta missa especial.

Publicidade
WhatsApp chat